O ácido hialurónico é uma das substâncias mais utilizada em tratamentos estéticos que visam melhorar o aspeto da face, dando-lhe um ar mais jovem e tonificado. Perceba como e por que é que o ácido hialurónico é capaz de garantir um rejuvenescimento facial notório e eficaz e por que é cada vez mais uma opção para quem deseja recuperar ou preservar um rosto jovem e firme.
Quando e porquê aplicar o ácido hialurónico?
O uso do ácido hialurónico pode ter diferentes motivações.
No caso dos indivíduos mais novos, a aplicação desta substância pode ter como fim melhorias ligeiras no rosto, como preenchimento labial ou de olheiras, correção de perfil, entre outras. Além disso, é sempre uma forma de evitar o envelhecimento precoce, ao hidratar a pele, ao repor pequenos volumes e ao preencher linhas ou rugas.
Quando já há marcas de envelhecimento, o ácido hialurónico, juntamente com outros tratamentos, pode oferecer ótimos resultados. Ele é capaz de dar sustentação à pele, recuperar contornos e volumes no rosto e preencher as rugas.
Quais são as principais vantagens de usar ácido hialurónico?
O recurso cada vez mais frequente ao ácido hialurónico prende-se com os vários benefícios que esta substância comporta, nomeadamente:
- Recuperar a tonicidade e firmeza da pele;
- Devolver volume às zonas que o perderam;
- Hidratar a pele;
- Atenuar as rugas e as linhas do rosto;
- Cobrir eventuais desníveis;
- Recuperar o suporte da pele;
- Redefinir os contornos da face;
- Oferecer harmonia ao rosto.
Todos estes aspetos positivos, quando conjugados, asseguram um aspeto, globalmente, mais jovem. Daí, o ácido hialurónico ser cada vez mais uma opção nos tratamentos estéticos que têm em vista o rejuvenescimento facial.
Como é que o ácido hialurónico é aplicado para efeitos de rejuvenescimento do rosto?
Uma das formas possíveis de utilizar o ácido hialurónico é injetando-o. Nestes casos, segue-se o seguinte passo a passo:
-
- Primeiramente, deve ser tida uma conversa com o paciente, de modo a perceber exatamente o que ele pretende com o tratamento estético.
- A seguir, é avaliada a condição clínica do rosto do paciente.
- Depois, deve ser feita uma limpeza da pele, antes da intervenção propriamente dita.
- Posteriormente, é aplicada no local uma anestesia tópica que vai tornar todo o processo indolor.
- Finalmente, é aplicado o ácido hialurónico na região a tratar.
Existem ainda outras das duas opções: os cremes e as injeções intradérmicas (em gel). Enquanto os cremes são aplicados topicamente, estas injeções são administradas seguindo o próximo passo a passo:
- Limpar a zona a tratar.
- Aplicar anestesia local ou tópica.
- Dar a injeção da substância na região a intervencionar, respeitando as quantidades pré-determinadas.
Além de se tratar de um tratamento seguro e praticamente indolor, este procedimento dura em média apenas 30 minutos.
Em que zonas do corpo é que o ácido hialurónico pode ser aplicado?
Há indivíduos que não devem ser sujeitos ao bio estimulador de colagénio.
Assim, este tratamento está contra-indicado a pessoas:
- com alergia e hipersensibilidade aos princípios ativos dos bioestimuladores
- grávidas e lactantes
- com doenças infeciosas agudas
- com inflamação da pele
- cancros
- tendência para desenvolver quelóides e/ou hemorragia
- com algumas doenças do sangue (coagulação do sangue)
- com doenças do sistema imunológico.
Qual a duração média dos resultados do tratamento com ácido hialurónico?
Em média, podemos considerar que os efeitos de um preenchimento facial com ácido hialurónico duram, em média, entre 6 a 18 meses.
A sua duração depende, em parte, do estilo de vida do indivíduo, do local da aplicação e das próprias caraterísticas do ácido hialurónico usado.
Assim que haja uma reabsorção da substância pelo organismo, pode ser feita uma nova aplicação da mesma, de modo a prolongar os seus efeitos.
O ácido hialurónico é uma substância que existe no nosso corpo.
Esta substância participa na hidratação da pele e contribui para a produção de colagénio, garantindo uma pele mais jovem, firme e hidratada.
Na medicina estética, este ácido é, geralmente, usado para hidratação e preenchimento, além de poder tratar doenças, como os problemas nas articulações.
Nos produtos cosméticos, esta substância é muito utilizada em cremes tópicos. Além disso, o ácido hialurónico ainda pode estar presente em suplementos.
Esta molécula que o nosso organismo produz preenche os espaços entre as células da pele, sendo capaz de reter uma grande quantidade de água. Daí, ser responsável pela maior ou menor firmeza e pela hidratação da pele, ajudando a rejuvenescer este órgão do nosso corpo.
Ainda assim, importa explicar que o ácido hialurónico também pode ser encontrado nos olhos, ossos e articulações.
Neste campo, há dois métodos que se opõem: os cremes e as injeções.
Embora os cremes complementem e potenciem os efeitos de vários tratamentos estéticos, eles não conseguem penetrar da mesma forma na pele e, por isso, isoladamente não proporcionam os mesmos resultados de volumização e preenchimento de rugas, nem mesmo de hidratação.
Os efeitos deste tratamento são imediatos. No entanto, devido ao edema, é natural que só duas semanas após a realização do tratamento os resultados sejam completamente visíveis.
Como o ácido hialurónico é biocompatível, é tido como uma substância bastante segura e com efeitos secundários ligeiros, como é o caso de hematomas, vermelhidão, inchaço ou dor ligeira.
Estes são, de resto, reações passageiras e que podem ser aliviadas com medicação adequada. Os casos de reação alérgica são muito raros.
Sim. Há algumas pessoas que não devem fazer o tratamento com ácido hialurónico, como é o caso de:
- Grávidas
- Lactantes
- Indivíduos com doenças autoimunes não controladas
- Pessoas com alergias conhecidas ou com histórico de reações alérgicas graves (choque anafilático).
Em todo o caso, cada caso clínico deve ser, previamente, analisado por um médico, de modo a considerar se o indivíduo tem ou não condições para ser sujeito ao tratamento em causa.
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE
Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.