O branqueamento dentário é um tratamento muito procurado. De uma forma geral, qualquer adulto (com uma eventual exceção a gestantes e a lactantes) pode ser sujeito a este tipo de procedimento.
No entanto, antes de executar o branqueamento, devem ser resolvidas outras questões como problemas dentários, lesões de cárie, desgastes, sensibilidade dentária, entre outros.
Branqueamento Dentário Philips Zoom WhiteSpeed
O Philips Zoom WhiteSpeed é a marca de branqueamento profssional mais solicitada por todo o mundo, branqueia os dentes em até oito tons e possui uma eficácia e resultados superiores em comparação com outras alternativas de branqueamento profissional.
No procedimento é utilizado um gel branqueador altamente concentrado que permite que este seja o mais rápido nos resultados de branqueamento em até 40%.
O paciente após a realização deste acto médico em ambulatório ainda leva consigo um kit de branqueamento com moldeiras personalizadas e com seringas para manutenção em sua casa, elevando assim, o resultado final.
Por que é que os dentes escurecem?
Há pessoas com dentes amarelados, assim como há pessoas com dentes escuros. Ao longo dos anos, há vários aspetos que podem mudar a coloração dos dentes, como é o caso de:
- tabaco;
- café;
- alguns alimentos;
- tártaro;
- antibióticos;
- envelhecimento;
- desvitalização.
Qual a técnica de branqueamento que devemos usar?
Existem várias técnicas de branqueamento dentário, sendo que a mais adequada deve escolhida pelo médico dentista, em função das condições clínicas do paciente. Além disso, há que considerar fatores como a segurança, eficácia e resultados pretendidos.
Como se pode melhorar a estética dentária?
Todos os tratamentos que visam melhorar a estética dentária de um paciente devem ter em consideração vários aspetos, relacionados com a saúde e a aparência do indivíduo. Por isso, os tratamentos de estética dentária devem ser sempre personalizados, selecionando-se os procedimentos mais adequados a cada caso.
Para isso, o médico dentista deve fazer uma análise facial, em que pondere, nomeadamente, sobre as caraterísticas e as proporções do rosto e da boca do paciente.
Só posteriormente é-lhe possível elaborar um plano de tratamento ajustado que reflita quais os procedimentos mais adequados para atingir o objetivo pretendido. Há diferentes abordagens possíveis, as quais podem inclusive passar pela combinação de diversas técnicas.
Fazer um branqueamento dentário é seguro?
Fazer um branqueamento dentário é seguro, desde que todo o procedimento seja supervisionado e orientado por um médico dentista, devidamente habilitado para o efeito.
O branqueamento dentário pode enfraquecer os dentes?
Não, pois o propósito do branqueamento dentário é respeitar o tom natural dos dentes, recuperando a sua cor, ao eliminar o escurecimento.
Após fazer um branqueamento dentário, todas as pessoas ficam com os dentes brancos?
Não necessariamente, uma vez que a coloração final dos dentes varia sempre em função da resposta da estrutura dos dentes de cada indivíduo.
Algumas das vantagens de recorrer à estética dentária é corrigir problemas que afetam a auto-estima e a auto-imagem, como é o caso dos dentes fraturados lesionados por cáries, manchados ou com diastemas.
Porque é que os dentes ficam escurecidos ou manchados?
A cor natural varia sempre de indivíduo para indivíduo. No entanto, há condições que podem alterar mais drasticamente a aparência dos dentes e a sua coloração, como é o caso da:
- Idade;
- Hábitos alimentares (como, por exemplo, o consumo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto,…);
- Hábitos tabágicos;
- Higiene oral insuficiente ou inadequada;
- Toma de antibióticos (tetraciclinas), durante a formação dentária;
- Ingestão de flúor;
- Doenças sistémicas que se manifestem durante a fase de formação dos dentes;
- Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há já algum tempo.
O branqueamento dentário tem efeitos secundários? Quais?
Por norma, os efeitos secundários associados ao branqueamento dentário estão relacionados com aspetos como a concentração dos produtos, o seu modo de aplicação e as caraterísticas de cada paciente. Entre esses efeitos, podem estar a sensibilidade dentária e desconforto gengival, ambos geralmente passageiros.
Caso a aplicação dos produtos químicos seja feita de forma incorreta, pode haver lugar a lesões mais graves e persistentes. Importa também dizer que os pacientes que tenham restaurações e próteses dentárias poderão ter de substituir ou reparar as mesmas, após a realização do tratamento de branqueamento dentário, para repor a cor e a integridade das restaurações dentárias.
Quais as precauções a tomar, antes de realizar um branqueamento dentário?
Para garantir toda a segurança, o branqueamento dentário deve ser realizado por profissionais de saúde oral, de modo a evitar riscos.
Além disso, antes da realização do branqueamento dentário importa fazer um exame clínico prévio, de modo a tomar todas as medidas preventivas, que evitem complicações orais e garantam um resultado mais eficaz.
Conheça os nossos Casos Clínicos
Quais as técnicas de branqueamento dentário existentes e como se caraterizam?
Há duas técnicas principais de branqueamento dentário sendo que, em certos casos, pode proceder-se a um branqueamento combinado, onde são utilizadas ambas as técnicas (em ambulatório e no consultório).
Branqueamento dentário em ambulatório
Os branqueamentos dentários supervisionados pelo médico dentista ou tratamentos de ambulatório pressupõem que seja o paciente a aplicar o material branqueador em casa.
Neste caso, são usados produtos com menor concentração de substâncias como o peróxido de carbamida. Este tratamento pode ter uma durabilidade variável, de 1 a 8 horas diárias, por vários dias ou semanas.
O primeiro passo deste branqueamento dentário é a produção de 2 goteiras, onde o paciente deve colocar o gel de branqueamento dentário, antes de aplicar as goteiras nos dentes. Este tratamento pode prolongar-se por duas a três semanas.
A maior desvantagem deste tipo de branqueamento dentário é o tempo que demora até atingir os resultados pretendidos. No entanto, apesar de lento, este é um processo eficaz e com efeitos duradouros.
Quais os tratamentos de branqueamento dentário disponíveis?
Basicamente, existem dois tipos de branqueamento dentário disponíveis, um que pode ser realizado em casa e outro que deve ser feito no consultório médico.
O branqueamento dentário feito no domicílio implica o uso de uma moldeira/goteira personalizada, isto é, à medida do paciente, na qual é colocado um gel branqueador.
Essa moldeira/goteira deve ser colocada na boca pelo paciente o número de vezes indicado pelo médico dentista.
O branqueamento dentário feito em consultório consiste na aplicação de um gel na superfície dentária, durante aproximadamente uma hora, o qual posteriormente é ativado por laser.
Branqueamento dentário no consultório?
Por outro lado, se o branqueamento dentário for efetuado em consultório, pode usar-se peróxido de carbamida até 16% e/ou peróxido de hidrogénio até 6%, uma vez que nos encontramos num ambiente controlado e sob supervisão médica.
Neste último caso, é aplicado um gel sobre os dentes, sendo que previamente é necessário fazer o isolamento de todos os tecidos moles, incluindo lábios, vestíbulos, bochechas e língua. Este procedimento pode durar entre 30 a 60 minutos.
Este método tem vantagens e desvantagens. A principal vantagem é a rapidez com que se conseguem obter os resultados pretendidos. Já a desvantagem é que, a longo prazo, os resultados podem não ser tão satisfatórios, quando comparados com os do branqueamento em regime de ambulatório.
Quais são os tratamentos gengivais que existem?
Há muitos tratamentos que podem ajudar a melhorar a estética dentária de um paciente. Alguns exemplos são: destartarização (limpeza), plastias gengivais e despigmentação/aclaramento gengival.
A este propósito, importa explicar que, pelo facto da gengiva e do osso servirem de suporte para os dentes, a saúde dos mesmos tem grande influência no sorriso. Para manter a higiene do tecido gengival, é importante fazer destartarizações regulares, assim como controlos frequentes do estado da gengiva.
Paralelamente, há procedimentos que podem ser realizados para tornar o aspeto da gengiva mais agradável e, assim, criar um sorriso mais harmonioso. Por exemplo, os pacientes que, quando sorriem, mostram muito gengiva, podem alterar essa situação recorrendo a uma cirurgia simples que faz uso de laser.
Outra situação que pode ser alterada através de um tratamento estético são as gengivas muito escuras, o que está relacionado com o excesso de melanina. Para tal, basta recorrer ao uso de laser, o qual consegue tornar as gengivas mais claras, de forma simples e indolor e com resultados satisfatórios e duradouros.
Durante a realização de um branqueamento dentário, há alimentos cujo consumo deve ser evitado, como é o caso de:
- café;
- chá;
- vinho tinto;
- morangos;
- beterraba;
- amora;
- cenoura.
Sim. A este procedimento designa-se por branqueamento interno e é uma solução para quando existe um único dente escurecido, devido a cárie, desvitalização ou traumatismo.
Nestes casos, o médico dentista pode infiltrar o produto de branqueamento no próprio dente, ativando o efeito do produto através do calor ou da luz. Este é um procedimento que tem de ser realizado em várias sessões até atingir os resultados pretendidos. Este branqueamento dura, me média, um ano.
O papel das luzes no branqueamento dentário é acelerar o efeito branqueador provocado pelos produtos químicos aplicados nos dentes.
Se está a pensar fazer um branqueamento dentário, saiba que há algumas questões que deve colocar ao seu médico dentista, tais como:
- Quais os tratamentos de branqueamento dentário disponíveis e o que os distingue?
- Que tipo de resultados pode esperar do branqueamento?
- Como pode harmonizar as facetas, coroas ou próteses manchadas com os demais dentes branqueados?
- Quais são os riscos associados aos branqueamentos dentários?
- Os branqueamentos dentários podem doer?
- Quais as habilitações de quem vai realizar o branqueamento?
- Qual a durabilidade do branqueamento?
- Qual o acompanhamento pós-tratamento aconselhado?
Equipa de Estética Dentária
Dr. João Botto
Cirurgia | Implantologia
Dra. Teresa Eliseu
Periodontologia | Implantologia
Dr. João Figueiredo
Cirurgia | Implantologia | Oclusão
Prof. Dr. Paulo Maia
Cirurgia | Implantologia
Equipa de Branqueamento Dentário
Dr. André Gonçalves
Higiene Oral
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE
Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.