Facetas dentárias é o nome dado a uma espécie de capa muito fina, fabricada à medida para revestir o exterior de um dente que se encontre, partido, deformado e/ou desalinhado. Para as fixas, as facetas são coladas ao dente e, assim, são capazes de, de forma definitiva, mudar a cor, a forma e o tamanho dos dentes.
Estas capas colam-se, de forma permanente, e permitem transformar a cor, a forma e o tamanho dos dentes. Desta forma, é possível restaurarem-se dentes partidos, deformados e desalinhados.
Que tipos de Facetas Dentárias existem?
Todas as Facetas Dentárias têm em comum o facto de serem bastante finas, podendo contudo variarem no material em que são feitas, podendo ser fabricadas em porcelana ou resina composta.
As Facetas Dentárias feitas em porcelana são mais caras, fortes e resistentes do que as de resina composta. Além disso, não adquirem manchas com tanta facilidade e têm uma estética mais natural.
Quando colocar Facetas Dentárias?
As Facetas Dentárias têm sempre uma finalidade estética, ou seja, servem para tornar o sorriso mais bonito e harmonioso. Neste sentido, são especialmente recomendados em caso de:
- Dentes escuros;
- Dentes com diferentes tamanhos;
- Diastemas;
- Dentes desgastados ou partidos;
- Dentes ligeiramente desalinhados;
- Dentes com manchas.
Quais são as principais vantagens das Facetas Dentárias?
As Facetas Dentárias têm muitas vantagens, enquanto tratamento estético dentário, daí o seu sucesso junto de vários pacientes. Entre os prós deste procedimento estão:
- Conseguir um resultado bonito e natural;
- Aumentar a confiança no sorriso;
- Evitar a descoloração dos dentes e as manchas inestéticas;
- Ter uma alta durabilidade;
- Oferecer grande resistência;
- Apresentar uma fácil manutenção.
Em que consiste a aplicação das Facetas Dentárias?
A aplicação das Facetas Dentárias consiste num processo pouco invasivo e que se traduz, basicamente, num leve desgaste da superfície dentária, de modo a compensar o espaço ocupado pela faceta.
Ao fim de quanto tempo é possível ter as Facetas Dentárias colocadas?
Todo o processo de preparação, planificação e colocação das Facetas Dentárias dura, em média, 3 semanas.
- O primeiro passo consiste na realização de uma consulta, onde são feitos os moldes que permitem o fabrico das facetas, personalizadas às caraterísticas do paciente.
- Posteriormente, é feita uma consulta para aplicar as facetas, sendo que nesta ocasião o Médico Dentista irá analisar aspetos como a cor, o formato e a forma mais adequados ao sorriso do paciente.
- Ainda nesta consulta é realizada uma limpeza dos dentes, a qual tem por objetivo eliminar quaisquer bactérias existentes. A seguir, é feito o desgaste dos dentes, de modo a conseguir-se fixar a faceta ao dente. No processo de aplicação da faceta, o Médico Dentista recorre ainda ao chamado cimento dentário, o qual solidifica através do recurso a luz ultravioleta.
Quais os cuidados a ter com as Facetas Dentárias?
As Facetas Dentárias não exigem cuidados muito distintos daqueles que devemos ter com os nossos dentes.
Assim, é aconselhável escovar as facetas, pelo menos, duas vezes por dia, não deixando de usar fio dentário. Também é importante visitar o Médico Dentista de 6 em 6 meses, para realizar uma higienização oral profissional.
Além disso, as idas ao dentista também são importantes para que o paciente fique a saber quando é altura de repor as suas facetas.
Há contraindicações quanto à colocação das Facetas Dentárias?
Quem sofre de cáries dentárias ou gengivite não deve colocar Facetas Dentárias, pois a aplicação das mesmas só se recomenda quando está garantida a saúde oral.
Tal não é recomendável, porque quem range e aperta os dentes com frequência aumenta o risco de danificar as facetas.
Não. As Facetas Dentárias podem ser aplicadas em dentes ligeiramente desalinhados, mas os casos de dentes tortos só podem ser tratados recorrendo a aparelhos ortodônticos. Nestas situações, as Facetas Dentárias apenas serviriam para esconder um problema maior.
Não sendo uma situação comum, é de facto possível que as Facetas Dentárias caiam. Porém, tal geralmente acontece quando:
- não foram aplicadas da maneira mais correta;
- há um contacto mais “agressivo” com outros dentes;
- existe um processo natural de envelhecimento.
Não e esta é uma das maiores vantagens das Facetas Dentárias. Sem prejudicar os dentes, elas melhoram o aspeto do sorriso, disfarçando inclusive pequenos defeitos dos dentes.
Para aplicar as Facetas Dentárias, é apenas remover uma pequena estrutura dentária, procedimento que não tem qualquer efeito prejudicial sobre os dentes.
Por norma, a densidade e a resistência das Facetas Dentárias não permite que estas mudem de cor ao longo do tempo. Neste sentido, até garantem um sorriso com uma cor mais harmoniosa, do que quando é feito um branqueamento dentário.
Tal depende do material de que as Facetas Dentárias são feitas.
No caso das facetas de porcelana, a sua remoção não é fácil, sendo preciso desgastar o dente. Já as facetas de resina são de fácil remoção.
A durabilidade das facetas também é variável. Se as de porcelana duram aproximadamente 12 anos, as de resina composta duram, por norma, cerca de 6 anos.
Assim que as facetas comecem a apresentar algum desgaste, é recomendável consultar o Médico Dentista, de modo a reparar as mesmas.
Sim, graças ao ajuste que o Médico Dentista é capaz de fazer. Além disso, como as facetas não mudam de cor, a tonalidade manter-se-á inalterada.
Sim, graças ao ajuste que o Médico Dentista é capaz de fazer. Além disso, como as facetas não mudam de cor, a tonalidade manter-se-á inalterada.
Equipa de Facetas Dentárias
Dra. Inês Santos
Odontopediatria | Reabilitação Oral
Equipa de Estética Dentária
Dr. João Botto
Cirurgia | Implantologia
Dra. Teresa Eliseu
Periodontologia | Implantologia
Dr. João Figueiredo
Cirurgia | Implantologia | Oclusão
Prof. Dr. Paulo Maia
Cirurgia | Implantologia
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE
Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.