Skip links

Preenchimento Labial

— O QUE É?

Há muitos motivos que podem levar um indivíduo a equacionar a realização de um preenchimento labial. Imperfeições na zona da boca ou ter um sorriso gengival são apenas algumas das razões que podem fazer com que este tratamento se possa revelar uma boa opção.

No entanto, há sempre receios associados, nomeadamente se o resultado final pode ficar excessivo ou pouco natural. Se ainda tem dúvidas se deve ou não fazer este procedimento, então continue a ler e esclareça todas as suas dúvidas e questões acerca deste tema.

Quando se deve fazer o preenchimento labial?

O preenchimento labial pode ser utilizado para melhorar diversos aspetos relacionados com a zona da boca, nomeadamente:

  • Aumento de Volume;
  • Melhoria do contorno;
  • Correção de assimetrias;
  • Diminuição do sorriso gengival;
  • Finalização de tratamentos ortodônticos;
  • Melhoria do perfil facial;
  • Melhoria da hidratação.

Como é feito o preenchimento labial?

O preenchimento labial dura cerca de 30 minutos. Para efetuar este procedimento, pode recorrer-se a agulha fina ou cânula, através da qual se aplica uma solução injetável do ácido hialurónico nos lábios.

Antes ainda, é aplicado um anestésico tópico para garantir mais conforto durante o procedimento.

Qual a duração aproximada dos resultados do preenchimento labial?

A duração dos resultados deste tratamento variam em função do material usado (os mais viscosos costumam proporcionar efeitos mais duradouros do que os mais fluidos). No entanto, de uma forma geral, pode dizer-se que o preenchimento labial dura entre 8 a 12 meses.

Posteriormente, o produto usado no preenchimento labial começa a ser absorvido pelo organismo, o efeito desaparece e, se assim o entender, o indivíduo pode voltar a realizar este procedimento estético.

Porém, convém acrescentar que o indivíduo pode repetir o preenchimento labial um mês após ter feito este procedimento estético se, por exemplo, não tiver ficado satisfeito com os resultados, pelos efeitos não serem tão notórios como o desejado.

Qual a proporção correta do lábio?

A proporção áurea, tida como ideal, defende que o lábio inferior deve corresponder a 1,6 vezes o tamanho do lábio superior.

No entanto, ambos podem ter o mesmo tamanho, tudo depende do gosto estético. Geralmente, só não se opta por colocar o lábio superior maior do que o inferior.

Pode ser aplicado botox no preenchimento labial?

Sim, mas os efeitos são diferentes dos obtidos através do preenchimento labial com ácido hialurónico. Com o recurso ao botox, é possível suavizar os “códigos de barra” e uma pequena eversão do lábio.

Além disso, a toxina também pode ser utilizada para auxiliar no tratamento da boca com “cantos caídos”/ boca triste.

Perguntas Frequentes

Antes de mais, importa sublinhar que um procedimento estético como o preenchimento labial deve ser sempre feito num ambiente próprio, com um médico devidamente habilitado para o efeito e recorrendo a materiais biocompatíveis, temporários e que tenham antídoto. Neste caso, o ácido hialurónico.

Só assim é possível minimizar os riscos deste tratamento e, no caso de haver complicações, ser possível resolvê-las no imediato e com relativa facilidade e rapidez.

Essas caraterísticas tornam o procedimento previsível e, no caso de ocorrerem complicações, essas serão resolvidas com mais facilidade.

Se existem materiais que estão recomendados neste tipo de procedimento, também há materiais que estão proibidos, embora já tenham sido usados no passado.

É o caso de materiais definitivos, como o metilacrilato ou o PMMA, os quais iam perdendo a sua forma e só podiam ser retirados através de cirurgia.

Além disso, estes materiais podiam causar defeitos estéticos graves e inflamações. Muitas vezes, o recurso a estes materiais estava associado a resultados mais artificiais, como lábios demasiado carnudos.

Não, pois o preenchimento labial é feito sob anestesia de bloqueio, ou seja, o mesmo tipo de anestesia que é administrado no dentista, para realizar os tratamentos dentários.

Assim, na prática, o tipo de anestesia administrada vai deixar dormente a zona a tratar, impedindo que o paciente sinta dor, durante a realização do preenchimento labial.

É normal que, após a realização do preenchimento labial, o paciente apresente algum edema e hematoma na região tratada. Logo, deve procurar fazer este procedimento num período em que possa estar mais resguardado, não tendo de se expor tanto.

Há ainda que ter em conta que a duração e a intensidade do edema e do hematoma são muito variáveis, mudando de caso para caso. No entanto, podemos dizer que, geralmente, o edema dura entre 24 e 48 horas. Quanto aos hematomas, uma forma de contornar o problema é tentar disfarçá-los aplicando um batom mate.

Além disso, aconselha-se a aplicação de gelo pelo menos nas primeiras 24 horas, após a realização do preenchimento labial. A somar a isso, importa hidratar com batom e colocar arnika.

Nas primeiras 24 horas, depois de fazer o procedimento, o lábio tem tendência a endurecer. Essa sensação pode prolongar-se por cerca de 1 mês. Posteriormente, vai recuperando a sua consistência natural.

Outra reação normal é a sensação de haver pequenas bolinhas no lábio, algo natural e que desaparece massajando a região. Se necessário, elas também podem ser removidas.

Sim. Embora se recomende a toma prévia de medicação profilática, antes e após a realização do procedimento. Isto, porque o preenchimento labial não pode ser feito se a herpes estiver ativa.

Esta é uma técnica de preenchimento labial que tem como finalidade contribuir sobretudo para a hidratação. Nestes casos, também se pode optar por fazer um skinbooster que também funciona como uma técnica de hidratação profunda da pele.

O preenchimento labial pode ser executado por dermatologistas, cirurgiões plásticos e médicos que exerçam medicina estética.

É muito importante garantir que o procedimento é feito por alguém habilitado para o efeito, pois esse é o primeiro passo para evitar complicações e riscos, quando nos sujeitamos a um qualquer procedimento estético.

AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE

Contacte-nos

Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.

    Explore
    Drag