Skip links

Cheques-dentista: saiba como ter acesso

Já ouviu falar de Cheques Dentista?

Os Cheques Dentista são guias que dão acesso a um conjunto de cuidados de saúde oral e fazem parte do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) do Ministério da Saúde. Estes cheques podem ser utilizados em qualquer médico dentista aderente, independentemente da área de residência do utente.

Quem pode obter um cheque dentista?

  • Grávidas desde que sejam seguidas no SNS.
  • Beneficiários do Complemento Solidário.
  • Crianças e jovens até aos 18 anos
  • Utentes portadores de infeção por VIH/SIDA
  • Utentes com lesão suspeita de cancro oral.

Como posso fazer para ter acesso a um Cheque Dentista?

Pode requisitar o cheque-dentista ao seu médico de família a qualquer momento, para isso terá de marcar uma consulta com o mesmo, desde que esteja dentro da lista de utentes com elegibilidade.

No caso das crianças, a consulta deve ser marcada apenas para crianças com idade inferior a 6 anos de idade, inclusive. Para as restantes idades o acesso é decidido em ambiente escolar (independentemente da escola que frequentem).

  • Crianças dos 2 aos 6 anos:

Todas as crianças desta faixa etária têm acesso ao cheque dentista caso se verifique a existência de lesão de cárie em dentes de leite e o cheque é emitido pelo médico de família ou pelo médico assistente na consulta de saúde infantil e juvenil do centro de saúde.

  • Crianças dos 7 aos 14 anos:

Todas as crianças de 7, 10 e 13 anos, independentemente da escola ou instituição que frequentem, têm acesso ao cheque-dentista emitido no centro de saúde da área da escola. Este é entregue na escola aos encarregados de educação ou aos alunos.

As crianças de 8, 9, 11, 12 e 14 anos (idades intermédias) podem ter acesso a um chequedentista, através do médico de família, caso este verifique a existência de lesões de cárie em dentes permanentes e desde que tenham utilizado o cheque anterior aos sete anos.

A consulta dos 15 anos pode ser inserida na faixa etária dos 13 aos 14 ou dos 16 aos 18 anos.

  • Jovens dos 16 aos 18 anos:

Os jovens de 16 e 18 anos têm acesso a um cheque-dentista, desde que tenham utilizado os cheques dos 13 e dos 16 anos, respetivamente, por emissão do assistente técnico do centro de saúde.

Qual é a validade do cheque-dentista?

A validade do cheque-dentista varia consoante o projeto no qual se insere, tendo, de forma geral, uma validade de 12 meses após a sua emissão.

Para o Projeto de Saúde Oral da Grávida a validade vai até 60 dias após a data do parto. Para crianças em idade escolar, a validade acompanha o ano letivo, iniciando em novembro terminando em agosto do ano seguinte, sendo que, para crianças com idade igual ou inferior a 6 anos, esta validade possui uma duração de apenas 3 meses.

Cheques dentista, para utentes com lesão suspeita de cancro oral, possuem uma validade de 2 meses.

O que é feito numa consulta de cheque dentista?

Primeiro fazemos uma avaliação geral para podermos fazer um diagnóstico da saúde oral, fazemos uma observação intra-oral para verificar que tratamentos são necessários. Depois podem ser feitos alguns tratamentos curativos mas também podem ser realizados tratamentos preventivos como higiene oral, ensinos e motivação para a realização correta da higiene oral em casa, podem também ser colocados selantes de fissura para prevenir cáries em dentes definitivos e em pacientes com risco de cárie.

Esta consulta é excelente para que as crianças tenham um maior controlo e possamos prevenir e promover a saúde oral.

Se as crianças tiverem um bom acompanhamento, não vão ter receio de ir a uma consulta no dentista, vão ter mais motivação para cuidarem dos seus dentes e para terem os hábitos de higiene adequados desde cedo que são fundamentais para prevenir problemas futuros.

Tenho o meu cheque dentista, como faço para o utilizar?

Deverá ligar para a clínica e marcar uma consulta com o médico aderente e no dia da consulta deve dirigir-se com o respetivo cheque.

Entregaram ao meu(minha) filho(a) um cheque dentista na escola mas eu fui há pouco tempo a uma consulta, devo utilizar o cheque dentista?

Pode e deve utilizar na mesma o cheque dentista, até pode esperar uns meses para fazer um intervalo entre as consultas e, antes de terminar a validade do cheque dentista agenda a consulta para não perder o direito a outros cheques que possa necessitar no futuro.

Na nossa clínica dispomos de médicos aderentes ao programa dos cheques dentista, por isso se tiver um cheque para utilizar pode agendar já a sua consulta, não deixe o prazo de validade do cheque expirar.

A Dra. Dayana Silva fez a licenciatura em Prótese Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa tendo trabalhado nesta área a 8 anos.

Em 2018 concluiu o Mestrado integrado em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Fez também a Pós graduação de Clínica Integrada em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.

Médica Dentista Generalista, apaixonada pela área da Reabilitação e Dentisteria Estética.

Foco no paciente, na sua saúde e no seu bem-estar. Gosto de trabalhar em equipa e para mim todos os membros da clínica são importantes para conseguir prestar um serviço de qualidade aos nossos pacientes.

Leave a comment

Explore
Drag