Skip links

Cuidados Orais a ter durante a Gravidez

A gravidez é das fases mais importante na vida da mulher e, por isso, os cuidados de Medicina Dentária devem ser mais individualizados, cuidadosos e explicativos.

A saúde dos nossos dentes deve ser um foco importante, não só durante a gravidez, mas também durante toda a nossa vida. Os nossos dentes são a nossa imagem de marca, o que nos permite sorrir, interagir sem qualquer constragimento, mas acima de tudo são eles que nos permitem ter a função.

No entanto, durante a gravidez, existem várias alterações fisiológicas que atingem não só a cavidade oral como todos os órgãos e sistemas. Estas alterações advêm do aumento dos níveis de estrogénio e progesterona circulantes.

Se estiver a tentar engravidar devo ir ao dentista?

Como diz o ditado “É sempre melhor prevenir do que remediar”. E assim sendo, se está a tentar engravidar, marque uma consulta de check-up dentário para diagnosticar e posteriormente tratar qualquer problema oral que possa influenciar a gravidez.

Se já estiver grávida, o segundo trimestre é o mais estável e seguro para fazer tratamentos dentários.

A gravidez enfraquece os dentes? Quais as patologias orais mais frequentes durante a gravidez?

Existe um mito envolta do enfraquecimento dos dentes durante a gestação. Existe de facto algumas alterações que podem ter consequências a nível oral. Por exemplo, existe uma maior frequência de enjoos e vómitos que alteram o pH oral e podem contribuir para um aumento da predisposição para a cárie dentária e problemas como erosão.

As situações mais prevalentes durante a gestação são a cárie dentária e a gengivite (principalmente no 2º e 3º trimestres de gravidez, tendendo a regredir a partir deste período). Por vezes ocorre ainda erosão, mobilidade dentária e tumor da gravidez.

Tenho periodontite. Pode influenciar a minha gravidez?

A Periodontite é um doença inflamatória crónica, iniciada por uma placa bacteriana disbiótica que leva a uma inflamação local, na gengiva, e consequentemente a uma resposta sistémica (como por exemplo reabsorção óssea). Durante a gravidez, existe evidência científica (não totalmente estabelecida) sobre implicações diretas em complicações como parto prematuro, baixo peso ao nascer ou ainda pré-eclâmpsia.

Apesar da relação não estar completamente estabelecida, não deixe de visitar o seu médico dentista para fazer uma avaliação e diagnóstico periodontal, assim como um tratamento precoce para limitar a progressão da doença.

Relativamente ao tratamento da periodontite, a evidência mostra que alisamentos radiculares são seguros e têm repercussões positivas na gravidez.

Que cuidados orais devo ter em casa?

  • Escovar os dentes regularmente com pasta dentífrica fluoretada, assim como colutórios fluoretados;
  • Utilizar fio dentário;
  • Bochechos com clorhexidina em caso de inflamação gengival (substância segura, categoria B segundo a FDA) quando aconselhados pelo seu médico dentista;
  • Rebuçados com xilitol – inibem o crescimento bacteriano e consequentemente diminuem a produção de ácido e evitam a formação de cáries;
  • Evitar a ingestão de alimentos açucarados.

 

Ao contrário do mito generalizado, a maioria dos tratamentos em Medicina Dentária podem ser efectuados durante a gestação. O seu médico dentista deve saber:

  • Que meios complementares de diagnóstico pode ou não fazer (exemplo: RX);
  • Que fármacos podem ou não ser prescritos (pode haver um potencial teratogénico associado);
  • E que tratamentos devem ser evitados de maneira a não causar danos à mãe e ao bebé.

A Dra. Ana Catarina Gomes acabou recentemente o Mestrado em Medicina Dentária pela Egas Moniz School of Health and Science. Atualmente tem prática como generalista e odontopediatria.

O gosto pela Medicina Dentária surgiu sem querer, quando percebeu que através de um diagnóstico correto da cavidade oral conseguimos diagnosticar muitas doenças que ali começam a dar sinais e ajudar muitas pessoas a melhorar a sua saúde e o seu sorriso.

Leave a comment

Explore
Drag