Preenchimento do Sulco Nasogeniano
O sulco nasogeniano, também chamado de “bigode chinês”, é um dos sinais de envelhecimento mais frequentes e pode surgir logo a partir dos 30 anos de idade.
Este “bigode” carateriza-se pelo aparecimento de vincos que surgem do nariz até à zona lateral da boca. Esta situação costuma afetar a auto-estima do indivíduo e alterar a sua fisionomia, dando um aspeto mais carregado e pesado ao rosto, fazendo com que a pessoa aparente ter mais idade do que aquela que realmente tem.
Felizmente, já existem procedimentos estéticos simples e seguros, capazes de resolver eficaz e imediatamente este problema, devolvendo a auto-estima e uma pele rejuvenescida ao indivíduo.
Os efeitos secundários deste tratamento são quase nulos, desde que sejam sempre efetuados por profissionais responsáveis e competentes.
Quais as principais causas do aparecimento do “bigode chinês”?
O aparecimento do “bigode chinês” pode estar relacionado com vários fatores, como:
- tabagismo;
- longos períodos de exposição ao sol;
- desidratação da pele;
- má alimentação;
- fatores genéticos.
Quando se deve optar pelo lifting facial ou pelo preenchimento dos sulcos?
O lifting facial ou cirurgia plástica realça o contorno do rosto e reposiciona a gordura, combatendo a pele flácida e murcha e tratando os casos em que o “bigode chinês” é mais profundo.
O preenchimento dos sulcos da face está indicado para marcas de expressão mais suaves, para eliminar o bigode chinês e para conferir hidratação e elasticidade à pele.
Como funciona o preenchimento do sulco nasogeniano?
O preenchimento do sulco nasogeniano consiste na aplicação de ácido hialurónico na pele, uma substância biocompatível e absorvível pelo organismo, de modo a repor o volume.
O ácido hialurónico é injetado, recorrendo ao uso de uma agulha fina ou microcânula para preenchimento facial. Antes de injetar a substância, é preciso limpar bem a pele, de modo a prevenir a contaminação.
Durante o procedimento, não se sente qualquer dor ou desconforto, já que se pode administrar anestesia local ou aplicar um anestésico tópico. Após a aplicação da substância, o médico deve massajar a zona, de modo a evitar que o produto fique acumulado e forme um nódulo.
Todo o procedimento demora cerca de 30 a 40 minutos.
Qual a duração dos efeitos do preenchimento do sulco nasogeniano?
Os resultados do preenchimento do sulco nasogeniano podem durar 1 a 3 anos, em função da concentração do ácido hialurónico, qualidade do produto e profundidade das marcas de expressão.
Posteriormente, é necessária a reaplicação do produto para evitar que os sulcos nasogenianos voltem a aparecer.
Como é possível prevenir o “bigode chinês”?
Para evitar o aparecimento do “bigode chinês”, há alguns tratamentos indicados, tais como o botox preventivo (toxina botulínica) e o preenchimento com ácido hialurónico, que contribui para uma maior hidratação da pele e para a produção de colágeno.
Este sulco corresponde a uma linha que vai da altura do nariz ao canto da boca ou queixo, causando uma marca que pode ser mais fina ou mais profunda.
Além de bigode chinês, o sulco nasogeniano também pode ser chamado de sulco nasolabial e dobra nasolabial.
Para disfarçar rapidamente o “bigode chinês”, o tratamento mais indicado é o preenchimento dos sulcos nasogenianos. Este procedimento é capaz de eliminar marcas e rugas e, ainda, hidratar e dar firmeza à pele.
Os cremes preenchedores, indicados para tratar o “bigode chinês”, só são capazes de tratar superficialmente as marcas e linhas de expressão.
Assim, estes cremes costumam ser mais recomendados para prevenir este problema do que para resolvê-lo, pois os seus ativos não conseguem chegar até as camadas mais profundas da pele, nem repor volumes.
A ginástica facial é capaz de suavizar as marcas superficiais do “bigode chinês”. Contudo, não deve ser feita em excesso para não aparecerem mais rugas ou linhas de expressão.
A massagem facial pode prevenir o aparecimento do “bigode chinês” e reduzir as linhas finas no rosto. No entanto, apenas trata as marcas mais superficiais.
Esta massagem estimula a circulação sanguínea no rosto, suaviza as linhas de expressão e torna a pele mais viçosa e tonificada.
Este é um tratamento habitualmente seguro, desde que feito por um profissional devidamente habilitado. Caso contrário, há um risco acrescido de infeção, formação de nódulos e até mesmo necrose.
Os melhores tratamentos para eliminar o “bigode chinês” são o preenchimento dos sulcos nasogenianos, a harmonização facial e o lifting facial.
Se houver flacidez na zona das bochechas, então o mais indicado é a cirurgia.
Os efeitos deste procedimento são imediatos e permitem a eliminação total do “bigode chinês”. Após o desinchaço da região, é possível ver os resultados.
Após o preenchimento do sulco nasogeniano, deve adotar algumas precauções, tais como:
- Usar protetor solar todos os dias;
- Não praticar exercício físico nas primeiras 24 horas, após a realização do tratamento;
- Evitar pressionar o local do preenchimento;
- Não fazer massagens na área de aplicação do produto;
- Aplicar compressas frias nos primeiros dias, após a realização do tratamento;
- Manter uma boa rotina de cuidados de pele;
- Seguir todas as orientações médicas;
- Usar antioxidantes, como séruns de vitamina C, por exemplo;
- Beber bastante água;
- Manter uma alimentação saudável.
Para evitar o aparecimento do “bigode chinês”, há alguns tratamentos indicados, tais como o botox preventivo (toxina botulínica) e o preenchimento com ácido hialurónico, que contribui para uma maior hidratação da pele e para a produção de colágeno.
O edema é uma das reações mais comuns, após o preenchimento do sulco nasogeniano. Porém, este é um sinal passageiro que costuma desaparecer naturalmente.
No entanto, há outras reações que devem merecer maior cuidado e atenção, como é o caso de dor intensa ou mudança de cor na região. Nestas situações, é importante consultar o médico de imediato, de forma a que ele possa avaliar a situação e indicar qual a maneira de tratar esses efeitos adversos.
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE
Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.