Os alinhadores invisíveis dentários ou invisalign são uma solução ortodôntica cada vez mais procurada, na medida em que oferecem a mesma eficácia (ou até mais) do que os aparelhos dentários convencionais, com a vantagem de não causarem os mesmos incómodos, nem serem visíveis.
De que material são feitos os alinhadores invisíveis?
Os alinhadores invisíveis são feitos de um material termoplástico, semi flexível e resistente. Eles são capazes de exercer pressão nos dentes, causando o seu movimento progressivo, de acordo com aquilo que é pretendido para a correção do posicionamento dentário.
Goteiras de contensão e alinhadores invisíveis são a mesma coisa?
Apesar do aspeto poder ser parecido, ambos tratam-se de itens distintos e com funções diferentes. Isto, porque as goteiras de contenção não são alinhadores, pois apenas mantêm os dentes na posição correta, após o tratamento de ortodontia estar concluído.
Já os alinhadores invisíveis têm como função mover os dentes, através de outros tipos de forças, de modo a corrigir problemas de desalinhamento dentário.
Como se pode melhorar a estética dentária?
Todos os tratamentos que visam melhorar a estética dentária de um paciente devem ter em consideração vários aspetos, relacionados com a saúde e a aparência do indivíduo. Por isso, os tratamentos de estética dentária devem ser sempre personalizados, selecionando-se os procedimentos mais adequados a cada caso.
Para isso, o médico dentista deve fazer uma análise facial, em que pondere, nomeadamente, sobre as caraterísticas e as proporções do rosto e da boca do paciente.
Só posteriormente é-lhe possível elaborar um plano de tratamento ajustado que reflita quais os procedimentos mais adequados para atingir o objetivo pretendido. Há diferentes abordagens possíveis, as quais podem inclusive passar pela combinação de diversas técnicas.
Qual o passo a passo deste tratamento?
O primeiro passo consiste na ida a uma consulta da especialidade onde sejam feitos exames radiográficos; registo fotográfico intra e extra oral; e moldes ou scanner da boca.
Através de um software próprio, é possível elaborar um plano de tratamento, em que sejam desenhados os alinhadores removíveis, à medida do paciente, e perspetivada a evolução do tratamento.
Posteriormente, já com os alinhadores, o paciente deve ir trocando os mesmos semanalmente ou de duas em duas semanas, de acordo com a recomendação do seu médico dentista.
Todas as pessoas podem usar alinhadores invisíveis?
Os alinhadores invisíveis podem ser colocados em indivíduos a partir dos 6 anos de idade e, geralmente, estão indicados para os mesmos casos que podem ser tratados com os aparelhos convencionais.
Contudo, deve ser sempre ouvida e seguida a recomendação do médico dentista. Por exemplo, doentes com problemas como a gengivite e a periodontite devem tratar, primeiramente, esses problemas e, só depois, avaliar a possibilidade de colocar alinhadores, uma vez que para beneficiar deste tratamento ortodôntico é preciso que as gengivas e os ossos da boca estejam saudáveis e capazes de fixar adequadamente os dentes.
Algumas das vantagens de recorrer à estética dentária é corrigir problemas que afetam a auto-estima e a auto-imagem, como é o caso dos dentes fraturados lesionados por cáries, manchados ou com diastemas.
Porque é que os dentes ficam escurecidos ou manchados?
A cor natural varia sempre de indivíduo para indivíduo. No entanto, há condições que podem alterar mais drasticamente a aparência dos dentes e a sua coloração, como é o caso da:
- Idade;
- Hábitos alimentares (como, por exemplo, o consumo de café, chá, refrigerantes, vinho tinto,…);
- Hábitos tabágicos;
- Higiene oral insuficiente ou inadequada;
- Toma de antibióticos (tetraciclinas), durante a formação dentária;
- Ingestão de flúor;
- Doenças sistémicas que se manifestem durante a fase de formação dos dentes;
- Dentes desvitalizados ou que foram traumatizados há já algum tempo.
Que tipos de problemas podem ser solucionados recorrendo a alinhadores invisíveis?
Habitualmente, os aparelhos servem para resolver situações de desalinhamento dentário. Este tipo de situação, além de um impacto funcional, pode afetar a auto-estima do indivíduo, impedindo-o de praticar ações tão simples como sorrir.
Entre as situações clínicas que os alinhadores invisíveis podem solucionar estão:
Dentes com espaçamento excessivo entre si
Dentes sobrepostos, apinhados ou encavalitados
Alterações da oclusão dos maxilares, como por exemplo ter mordida aberta ou cruzada
Durante quanto tempo devemos usar os alinhadores invisíveis?
Por norma, o tratamento com alinhadores invisíveis é mais célere do que com aparelhos dentários convencionais. Assim, em média, podemos dizer que estes tratamentos podem durar de 6 a 18 meses.
No entanto, a duração do mesmo pode variar em função da gravidade do caso e também do número de horas em que o paciente usa os alinhadores. Este tipo de aparelho, apesar de removível, apenas deve ser retirado para comer e escovar os dentes.
Conheça os nossos Casos Clínicos
Alinhadores Invisíveis – Caso 2
Alinhadores Invisíveis – Caso 1
Quais as vantagens de usar alinhadores invisíveis?
Há muitos prós no que respeita ao uso dos alinhadores invisíveis. Alguns desses aspetos positivos são serem:
- invisíveis e, como tal, transparentes e muito discretos;
confortáveis, pois são feitos para cada paciente e, por isso, concebidos de forma individualizada e adaptada à boca do doente. Além disso, evita a dor causada pelos brackets e arames dos aparelhos convencionais, assim como previne lesões da mucosa oral, não tornando necessárias tantas consultas médicas;
- mais simples e fáceis as higienizações tanto dos dentes, como dos alinhadores;
- removíveis e, assim, não imporem tantas limitações alimentares;
- necessárias menos consultas dentárias, já que não são precisos ajustes mensais aos alinhadores, como acontece nos aparelhos convencionais. Além disso, as consultas são geralmente menos demoradas.
Quais os tratamentos de branqueamento dentário disponíveis?
Basicamente, existem dois tipos de branqueamento dentário disponíveis, um que pode ser realizado em casa e outro que deve ser feito no consultório médico.
O branqueamento dentário feito no domicílio implica o uso de uma moldeira/goteira personalizada, isto é, à medida do paciente, na qual é colocado um gel branqueador.
Essa moldeira/goteira deve ser colocada na boca pelo paciente o número de vezes indicado pelo médico dentista.
O branqueamento dentário feito em consultório consiste na aplicação de um gel na superfície dentária, durante aproximadamente uma hora, o qual posteriormente é ativado por laser.
É possível usar os alinhadores invisíveis após a realização de outros tratamentos dentários?
Depende dos tratamentos, mas é possível usar alinhadores invisíveis, depois de se ter utilizado outro aparelho ortodôntico ou de ter posto implantes dentários. Além disso, é possível fazer branqueamentos dentários, ao contrário do que acontece com os aparelhos convencionais.
Por outro lado, próteses, como as pontes dentárias, não são compatíveis com os alinhadores, pois não permitem a movimentação dos dentes.
Quais os cuidados de higiene que quem usa alinhadores invisíveis deve ter?
Quem usa alinhadores invisíveis deve tomar especial precaução com certos cuidados de higiene dentários, nomeadamente escovar muito bem os dentes; utilizar fio dentário; e bochechar com elixir.
Quanto aos alinhadores, estes devem ser higienizados e, uma vez por semana, limpos com um material de descalcificação próprio. Também é recomendável guardar sempre os alinhadores na caixa respetiva, enquanto não os estiver a usar.
Quais são os tratamentos gengivais que existem?
Há muitos tratamentos que podem ajudar a melhorar a estética dentária de um paciente. Alguns exemplos são: destartarização (limpeza), plastias gengivais e despigmentação/aclaramento gengival.
A este propósito, importa explicar que, pelo facto da gengiva e do osso servirem de suporte para os dentes, a saúde dos mesmos tem grande influência no sorriso. Para manter a higiene do tecido gengival, é importante fazer destartarizações regulares, assim como controlos frequentes do estado da gengiva.
Paralelamente, há procedimentos que podem ser realizados para tornar o aspeto da gengiva mais agradável e, assim, criar um sorriso mais harmonioso. Por exemplo, os pacientes que, quando sorriem, mostram muito gengiva, podem alterar essa situação recorrendo a uma cirurgia simples que faz uso de laser.
Outra situação que pode ser alterada através de um tratamento estético são as gengivas muito escuras, o que está relacionado com o excesso de melanina. Para tal, basta recorrer ao uso de laser, o qual consegue tornar as gengivas mais claras, de forma simples e indolor e com resultados satisfatórios e duradouros.
Não. A colocação de alinhadores invisíveis implica ter uma certificação específica, de modo a garantir que o especialista tem habilitações para se responsabilizar por todo o processo, desde o fabrico dos alinhadores, ao desenvolvimento do plano, desenho dos alinhadores, definição das suas caraterísticas e cuidados de manutenção.
O preço dos alinhadores invisíveis podem variar em função de vários fatores, sendo que há 5 que se destacam, sendo eles:
- gravidade do quadro: quanto mais complexa é a situação clínica, mais dispendioso será o tratamento, já que irá exigir mais tempo de dedicação;
- duração do tratamento: quanto mais prolongado for o tratamento, também mais dispendioso será, já que vai exigir mais consultas e, eventualmente, mais alinhadores subsequentes;
- necessidade de ajustes: se ao longo do tratamento forem necessários muitos ajustes aos alinhadores, isso também irá encarecer o preço, pois vai obrigar a consultas médicas extraordinárias;
- cuidados pós-tratamento: já depois de ter retirado os alinhadores, pode necessitar de algum acompanhamento, como por exemplo usar uma contenção, o que necessariamente irá elevar os custos do tratamento.
- experiência do profissional: muito importante para o sucesso deste tratamento é a colaboração do paciente, mas também a experiência do médico dentista. Isto, porque quanto mais exato for o planeamento do especialista, mais bem sucedido e exato será o tratamento, sem prolongamentos que representem custos acrescidos.
Equipa de Estética Dentária
Dr. João Botto
Cirurgia | Implantologia
Dra. Teresa Eliseu
Periodontologia | Implantologia
Dr. João Figueiredo
Cirurgia | Implantologia | Oclusão
Prof. Dr. Paulo Maia
Cirurgia | Implantologia
Equipa de Alinhadores Invisíveis
Dra. Margarida Palmela
Ortodontia | Alinhadores Invisíveis
Dr. Eduardo Portela
Ortodontia | Alinhadores Invisíveis
Dra. Inês Santos
Odontopediatria | Reabilitação Oral
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE
Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.