Bio estimulador de colagénio

Como o próprio nome indica, o bio estimulador de colagénio tem como principal função e efeito estimular e aumentar a produção de colagénio, o que vai ter efeitos positivos no organismo, nomeadamente no que diz respeito ao rejuvenescimento da pele, auxiliando quem procura ter uma aparência mais jovem, com uma pele mais firme e viçosa.

Quais são as vantagens de usar o bio estimulador de colagénio?

Há alguns benefícios em recorrer a este tipo de produtos.

Primeiramente, correspondem a tratamentos de longa duração e clinicamente comprovados.

Em segundo lugar, o bio estimulador de colagénio é um tratamento eficaz e seguro, capaz de suavizar linhas de expressão e rugas profundas, ao mesmo tempo que garante a volumização facial e que realça os contornos faciais.

Na prática, este tratamento funciona como um lifting facial não cirúrgico.

Que zonas podem ser tratadas através do bio estimulador de colagénio?

O bioestimulador de colagénio é capaz de suavizar as linhas de expressão e as rugas, restaurar o volume facial e melhorar o contorno do rosto.

Por isso, este tratamento pode incidir em áreas como:

• Sulco nasolabial
  • Linhas de marionete
  • Mento
  • Região malar
  • Sustentação e contorno mandibular
  • Pescoço
  • Celulite
  • Cicatrizes de acne

Quais os cuidados a ter, após fazer o tratamento com bio estimulador de colagénio?

Depois de se ser sujeito ao tratamento com bio estimulador, é normal que a pele das zonas que receberam as injeções fique mais inflamada e sensível, durante 1 a 2 dias após o procedimento.

Embora a recuperação seja rápida e, geralmente, não surjam complicações, importa tomar algumas precauções, tais como:

• Aplicar protetor solar
  • Evitar a exposição solar excessiva
  • Evitar atividades físicas intensas que façam com que a face fique quente, nas duas semanas pós realização do tratamento com bio estimulador de colagénio
  • Não tocar na área tratada durante 4 horas
  • Evitar dormir sob a área tratada durante 3 noites
  • Não realizar tratamentos faciais nas 4 semanas seguintes ao tratamento com bio estimulador de colagénio
  • Não fazer tratamentos com laser

Caso surja um hematoma, recomenda-se a aplicação de gel de arnica várias vezes por dia.

Se houver lugar a reações alérgicas, como vermelhidão e prurido, as mesmas podem ser atenuadas através de anti-inflamatórios tópicos ou comprimidos.

Quais são as contra-indicações que existem para este tratamento?

Há indivíduos que não devem ser sujeitos ao bio estimulador de colagénio.

Assim, este tratamento está contra-indicado a pessoas:

• com alergia e hipersensibilidade aos princípios ativos dos bioestimuladores
  • grávidas e lactantes
  • com doenças infeciosas agudas
  • com inflamação da pele
  • cancros
  • tendência para desenvolver quelóides e/ou hemorragia
  • com algumas doenças do sangue (coagulação do sangue)
  • com doenças do sistema imunológico.

Qual o passo-a-passo a seguir?

1 – O primeiro passo a dar é realizar uma consulta de avaliação, onde será tido em conta qual o tratamento mais adequado, tendo em conta os resultados pretendidos pelo paciente e pelo médico que o avalia.

2 – O passo seguinte, já na fase do tratamento, consiste na limpeza e na desinfeção da pele. Posteriormente, é aplicado um creme anestésico na zona a tratar e onde vão ser dadas várias injeções com uma cânula. Este é um processo indolor.

Os efeitos são imediatos, embora sejam mais evidentes passadas 4 a 6 semanas. Os resultados completos são visíveis ao fim de 3 meses, quando a pele exibe mais firmeza, elasticidade e hidratação.

O bioestimulador de colagénio corresponde, então, a um produto feito de Hidroxiapatita de Cálcio ou Ácido Polilático, substâncias que o nosso corpo absorve, pois têm a mesma composição dos dentes e ossos humanos.

Este tipo de tratamento está indicado para quem pretenda dar um efeito mais jovem à sua pele, sem se submeter a cirurgias ou a tratamentos mais invasivos, alcançando assim resultados eficazes, mas mais discretos.

De um modo geral, os bioestimuladores originam uma reação inflamatória ligeira na derme, a qual ativa as células responsáveis pela produção de colagénio. Consequentemente, essas células vão produzir novas fibras durante mais tempo.

Este tratamento contribui, então, para a reposição de colagénio, ajudando a reduzir as linhas, rugas e dobras da pele.

Os protocolos de tratamento apontam para 1 a 3 sessões, com manutenções anuais. No entanto, este número pode variar em função do nível de flacidez da pele.

Assim, as peles mais jovens exigem, normalmente, apenas uma sessão, enquanto as peles mais maduras podem requerer mais sessões e tratamentos combinados.

Os resultados alcançados têm uma aparência bastante natural e podem durar até 2 anos. Ao repor o colagénio facial e ao restaurar o volume, a pele fica mais firme, lisa e rejuvenescida.

Para garantir a durabilidade dos resultados, importa ter um estilo de vida saudável e cuidar adequada e diariamente da pele.

Para potenciar os efeitos obtidos com o bio estimulador de colagénio, há outros tratamentos que podem ser realizados. Eis alguns exemplos:

• Cremes antirrugas: a aplicação de cremes antirrugas permitem prevenir o envelhecimento, ao mesmo tempo que hidratam a pele. Existem cosméticos, dermocosméticos e nutricosméticos.

Os cosméticos atuam à superfície, hidratando e protegendo a pele de agentes agressores, como o vento, o calor e a poluição.

Os dermocosméticos já atuam em camadas mais profundas da pele, recorrendo a ativos e a substâncias capazes de combater as manchas, as cicatrizes e a flacidez.

Finalmente, os nutricosméticos, como o colagénio e os antioxidantes, servem para melhorar o aspeto da pele, de dentro para fora.

• Preenchimento com ácido hialurónico: este é outro tratamento complementar que, através da injeção de ácido hialurónico, consegue preencher rugas, sulcos e depressões, além de fazer remodelações como, por exemplo, aumentar o volume zigomático/malar.