Skip links

Implantologia

— O QUE É?

A implantologia é o ramo da Medicina Dentária responsável pela substituição de dentes por implantes dentários, através de atos cirúrgicos.

Atualmente, fruto da evolução tecnológica dos exames auxiliares de diagnóstico, de que são exemplo as técnicas de radiologia 3D, é possível cada vez mais criar implantes “feitos à medida” do paciente, oferecendo soluções mais previsíveis, personalizadas e confortáveis para o doente.

Estes tratamentos tornaram-se, assim, mais exatos, também graças aos scanners faciais e aos moldes digitais, que permitem a criação de guias cirúrgicas bastante precisas.

Conheça os nossos Casos Clínicos

— VANTAGENS

Em caso de perda de dentes, os implantes são uma boa solução, na medida em que eles permitem:

Devolver a função mastigatória

Manter a estrutura óssea e a estética facial

Preservar o bom estado dos demais dentes, sem os desgastar, como acontece quando há colocação de pontes

─ Oferecer uma maior estabilidade às estruturas protéticas

Devolver a auto-estima e a auto-confiança ao paciente

Melhorar a fonética

Perguntas Frequentes

A colocação de um implante dentário simples pode demorar apenas cerca de 15 minutos, enquanto a aplicação de um implante dentário bi-maxilar pode durar 2 a 3 horas.

A taxa de sucesso de osteointegração dos implantes dentários ronda os 98%.

A colocação do implante não é dolorosa, uma vez que geralmente é realizada sob anestesia local (podendo também ser feita sob sedação venosa consciente ou anestesia geral).

Na fase do pós-operatório, pode sentir desconforto, o qual pode ser atenuado através da toma de medicação prescrita pelo médico. Por isso, no dia a seguir ao procedimento, consegue ir trabalhar.

Os estudos e ensaios têm vindo a mostrar que, geralmente, um implante dentário pode durar entre 5 a 10 anos. Naturalmente que para tal é importante que o paciente tenha bons hábitos de higiene oral e faça consultas de manutenção periódicas (mais ou menos de 6 em 6 meses).

Nestes casos, é recomendável fazer um enxerto gengival e/ou ósseo.

O tempo médio de cicatrização do implante dentário é de 8 a 12 semanas, consoante os casos.

Os implantes dentários só devem ser colocados quando houver ausência de dentes e não para substituir os dentes naturais. 

Nos dias de hoje, a Medicina Dentária assume uma postura conservadora, o que significa que defende a aposta na preservação da saúde oral dos dentes naturais, promovendo para isso uma série de tratamentos que visam a proteção do dente natural e dos tecidos periodontais que o rodeiam.

O implante é inserido diretamente no osso do maxilar e/ou da mandíbula que, depois de cicatrizar, vai fixar o implante dentário.

Equipa de Implantologia

— Conheça a Equipa
Dra. Letícia Delgado

Dra. Letícia Delgado

Cirurgia | Implantologia
Dra. Teresa Eliseu

Dra. Teresa Eliseu

Implantologia | Periodontologia
Dr. João Figueiredo

Dr. João Figueiredo

Cirurgia | Implantologia | Oclusão
Prof. Dr. Paulo Maia

Prof. Dr. Paulo Maia

Cirurgia | Implantologia
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE

Contacte-nos

Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.

    Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência.
    Explore
    Drag