Como é a Consulta de Higiene Oral Pediátrica?
A consulta de higiene oral dos mais pequenos tem de ter toda uma envolvência para que eles se deixem levar e confiem nos profissionais que os vão ver.
É preciso entrarmos no mundo deles para que nos seja possível realizar os procedimentos necessários.
Procedimentos estes que começam por uma observação da cavidade oral e do estado da dentição, depois colocamos um corante que nos vai identificar as zonas em que estão a ter mais dificuldade em higienizar e com os dentes coloridos de roxo ou cor de rosa vamos mostrar aos pais e ao pequenos onde precisamos de melhorar a escovagem. Com a ajuda de uma escova e ao espelho vamos fazer os ensinos e ajustes necessários.
Para remover o corante vamos usar uma escova de polimento com uma pasta, que para eles é uma escova com poderes mágicos que lhes vai deixar os dentes novamente branquinhos, se existir alguma acumulação de tártaro usamos o destartarizador que não é mais do que um chuveirinho que deita muita água.
No fim colocamos um gel de flúor que cheira sempre muito bem e nos vai ajudar a fortalecer o esmalte.
Consulta terminada está na altura de preencher o diploma de mérito, pois os nossos pequenos bem merecem por se terem portado muito bem.
Como deve ser feita a higiene oral no bebé?
Na rotina de higiene oral do bebé devemos ter em atenção o facto de se o bebé já tem dentes ou não.
Se ainda não tem dentes a higiene oral deve ser feita com uma compressa húmida com água ou soro fisiológico após as refeições de leite materno ou artificial.
Se o bebé está na fase inicial de nascimento dos dentes e ainda continua a ser alimentado apenas com leite podemos usar uma dedeira de silicone que tanto vai fazer a higiene como ajudar a massajar as gengivas. Quando o bebé inicia a introdução alimentar e se já tiver dentes, devemos começar a usar uma escova de dentes adaptada ao tamanho da boca do nosso bebé e com cerdas suaves.
Devemos em conjunto com a escova utilizar uma pasta dentífrica adaptada com uma quantidade de 1000ppm de flúor.
Importância da consulta de Higiene Oral nas crianças?
Nas crianças a consulta de higiene oral tem uma importância aumentada, além de ensinarmos aos mais pequenos e aos pais bons hábitos de saúde oral, temos a possibilidade de detectar de forma muito precoce situações que possam precisar de controlo ou intervenção futura.
Por exemplo, hábitos de sucção (dedo ou chucha) alterações de mordida, situações de cárie dentária, ou necessidade de aplicação de selantes dentários.
Uma boa escovagem dos dentes deve ser demorada?
2 minutos é o mínimo para uma escovagem eficaz, não precisamos de demorar 5 minutos, mas em 30 segundos não somos de certeza eficazes.
Esta é a típica situação de rápido e bem não há quem.
Temos em média 32 dentes, por isso percebemos que em 30 segundos é impossível fazermos uma boa rotina de higiene oral, os 2 minutos permitem-nos passar por todas as superfícies dentárias com calma, incluindo as zonas junto à gengiva e a língua.
–
A Dra. Vanessa Pereira terminou a licenciatura em Higiene oral pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa em 2014.
Cursos de formação e atualização na área, sendo o mais recente em Terapia Guiada por Biofilme (GBT- Guided Biofilm Therapy).
O gosto pela área da Higiene Oral é algo que já me acompanha desde muito cedo pois eu mesma sempre que fazia as minhas consultas de rotina de medicina dentária, fazia-o com uma higienista oral, foi ela que ao longo dos anos me mostrou e fez perceber a mais valia e importância desta área que tanto aposta na prevenção, motivação e instrução.