Escovagem – como devo escovar os dentes?

Qual escovagem mais importante do dia? E o que acontece se não escovarmos os dentes diariamente?

A escovagem da noite é aquela rotina de higiene oral que não deve mesmo falhar.

Isto porque durante a noite, a baixa de produção de saliva associada ao facto de estamos muitas horas sem abrir a boca e sem movimentar a língua, faz com que não exista uma lubrificação e auto lavagem da cavidade oral.

Assim, as bactérias ficam com total liberdade para se aproveitarem dos restos alimentares que ficaram na cavidade oral e os transformarem em placa bacteriana (o que demora apenas 4 horas), sendo que ao fim de 24h esta placa bacteriana endurece e transforma-se em tártaro.

Podemos assim desenvolver cáries ou situações de inflamação gengival.

No entanto, não devemos descuidar todas as outras alturas para fazer a escovagem dos dentes, sempre após as refeições.

Quantas vezes devo escovar os dentes?

Diáriamente no mínimo devemos escovar após as principais refeições, pequeno almoço, almoço e jantar.

Se fizermos mais refeições durante o dia e for possível realizar a escovagem após as mesmas, é o ideal.

Desta forma vamos evitar que as bactérias desenvolvam a placa bacteriana que nos traz problemas como inflamação gengival, mau hálito e cáries dentárias.

Devemos escovar os dentes mal acabamos de comer?

Sempre ouvimos dizer que devemos escovar os dentes logo após as refeições, mas a verdade é que devemos esperar uns 30 minutos para o fazer. Isto porque a refeição vai causar uma descida no ph da saliva deixando o ambiente oral mais ácido, realizar a escovagem durante esta fase pode causar uma maior agressão à estrutura dentária.

Fio dentário: utilizar antes ou depois da escovagem?

Idealmente devemos começar a rotina de higiene oral pelo fio dentário, isto vai ajudar a remover resíduos alimentares alojados nos espaços interproximais, o que facilita depois a higiene destes mesmos locais pela escova de dentes e pasta.

No entanto, se já estiver habituado a usar o fio dentário depois da escovagem e não conseguir mudar a ordem de utilização, é preferível manter o fio após a escovagem do que não utilizar.

Usar fio dentário pelo menos à noite é fundamental, se for possível mais do que uma vez melhor ainda.

Posso comer doces se escovar os dentes depois?

Nesta questão devemos não só ter em conta a saúde oral mas também a nossa saúde geral. Sabemos que os doces não são benéficos para o nosso corpo, e por isso o seu consumo deve sempre ser regrado.

Os doces têm a grande capacidade de puderem provocar cárie dentária se depois do seu consumo não existirem cuidados redobrados de higiene oral.

No entanto quando existe o consumo destes alimentos existem alguns truques que ajudam a minimizar os danos:

•  O consumo deve ser feito numa só altura e não em vários momentos ao longo do dia, devendo sempre ser realizada a escovagem dos dentes depois.
  • Antes de dormir devemos evitar este tipo de alimentos, porque como já sabemos de noite existe uma menor produção de saliva e um aumento da atividade bacteriana.
  • Evitar doces pegajosos pela maior facilidade em ficarem colados aos dentes e serem mais difíceis de remover, e os doces ácidos porque causam uma baixa acentuada no ph oral que causa um desgaste no esmalte do dente.
  • Sendo que não devemos escovar os dente no imediato após o consumo de alimentos, no caso dos doces é importante pelo menos bochechar, mesmo que seja com água para remover algum resto de doce que possa ter ficado aderido aos dentes, e depois ao fim dos 30 minutos realizamos a escovagem.

Quando trocar a escova de dentes?

A troca da escova de dentes deve ser feita de 3-3meses, o truque para não haverem esquecimentos é mudar de escova quando  muda a estação do ano. No entanto existem outras situações em que também devemos substituir a escova, por exemplo, depois de termos estado doentes e quando notamos que as cerdas da escova já estão a perder a sua forma original.

É muito importante manter esta regularidade na troca da escova porque mesmo que tenhamos cuidado a fazer a limpeza da mesma, as bactérias vão se acumulando tanto nos filamentos da escova como na base dos mesmos, por isso uma substituição regular é fundamental.

Estas indicações são válidas tanto para escovas manuais como para as cabeças das escovas elétricas.

Qual a quantidade de pasta dentrífica que devo utilizar em cada escovagem?

A quantidade de pasta de dentes deve ir aumentado gradualmente ao longo da idade.

Nos bebés e até à idade de conseguirem cuspir, a quantidade de pasta deve ser do tamanho de um grão de arroz, apenas uma raspadela nas cerdas da escova.

Quando adquirem a capacidade de cuspir a pasta aumentamos a quantidade para o tamanho da unha do dedo mindinho deles.

Quando já são mais crescidos e totalmente autónomos até à idade adulta a quantidade de pasta é do tamanho de uma ervilha, sendo que devemos sempre cuspir o excesso da pasta no fim da escovagem, sem passar por água.