A endodontia refere-se à desvitalização do dente, ou seja, consiste na remoção do nervo do dente. Esta é a especialidade que se dedica à zona interna dos dentes, composta por polpa, nervos e vasos sanguíneos, englobando também as raízes.

Assim, entende-se por tratamento endodôntico aquele em que se retira a polpa inflamada ou infecionada dos canais, desinfetando e obturando os mesmos com um material que impede a proliferação bacteriana.

Deve consultar um endodontista sempre que haja patologia pulpar, originada por cárie, traumatismo ou outra causa.

Quais as principais causas para tratamento endodôntico?

A cárie é a causa mais comum para a desvitalização de um dente. Sempre que uma cárie não é atempada ou devidamente tratada, as bactérias atravessam o dente, alcançando o nervo do dente, provocando inflamação.

Tal vai causar dor no dente, a qual, geralmente, leva o paciente a procurar a ajuda do endodontista. É este um dos casos em que se opta pela desvitalização do dente.

Quando os dentes sofrem um traumatismo e a polpa dentária fica exposta, o dente parte e o nervo fica desprotegido. Nestas situações, deve remover-se o tecido, desvitalizar-se o dente e, finalmente, reconstruí-lo.

Mesmo quando o nervo não fica exposto, ele pode deixar de estar vascularizado, o que significa que o nervo pode “morrer”.

A periodontite também pode conduzir à desvitalização de um dente. Nesta doença, as bactérias acumulam-se nos tecidos que suportam o dente, isto é, a gengiva e o osso.

Nestes casos, o próprio organismo provoca a perda óssea e gengival, o que faz com que os dentes abanem.

endodontia

Se a desvitalização não for bem sucedida e voltar a ocorrer infeção bacteriana nos mesmos canais radiculares, é necessário proceder-se novamente a uma desvitalização do dente.

Qual o passo a passo de um tratamento endodôntico?

Fazer a abertura coronária, de modo a chegar ao tecido pulpar que fica na coroa do dente, para avançar com a desinfeção, remoção de tecidos doentes e limpeza de bactérias nocivas do interior do dente e canais radiculares.

Preparar os canais radiculares, usando limas e soluções desinfetantes, para os fechar. Só se avança com este procedimento, se a primeira fase tiver sido bem sucedida.

Preencher os canais com um material próprio, recorrendo a resinas, coroas dentárias, incrustrações, entre outras soluções possíveis.

A maior parte dos tratamentos endodônticos são realizados numa ou duas consultas.

Os tratamentos endodônticos são, geralmente, feitos sob anestesia, para que o paciente não sinta dor. Quando o quadro é muito agudo, ou seja, já existe a chamada pulpite, a dor é bastante forte, sendo nestes casos necessário anestesiar diretamente no nervo.

Nos dias posteriores ao tratamento, pode ainda sentir-se algum desconforto que pode ser atenuado, recorrendo para isso a analgésicos.

Quando o tratamento endodôntico não funciona, ou seja, o dente, mesmo depois de desvitalizado, continua a doer, procede-se a um retratamento endodôntico, isto é, à desinfeção dos canais, à sua re-instrumentação e ao preenchimento hermético dos canais.

A necessidade de retratamento é mais frequente nos dentes em que já tenha havido tratamentos de canais; em canais muito curvos, muito calcificados e/ou com canais laterais ou em dentes com fraturas radiculares ou infeções crónicas.

Sim. Por isso os dentes desvitalizados devem ser higienizados adequadamente, pois podem desenvolver cáries, assim como podem voltar a doer ou a desenvolver abcessos, caso a restauração parta e permita a entrada de bactérias.

Equipa de Endodontia

— Conheça a Equipa