Skip links

Oclusão/ATM

— O QUE É?

A oclusão é a área da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas oclusais, ou seja, das relações entre os dentes do maxilar superior e inferior e das disfunções da articulação temporo-mandibular (ATM).

O bruxismo é, talvez, um dos distúrbios mais conhecido e exemplificativo deste tipo de disfunção, consistindo no ranger dos dentes, o qual tem consequências negativas na saúde oral e física do paciente.

O que se entende por dor orofacial?

Entende-se por dor orofacial a dor que está relacionada com os tecidos moles e mineralizados, como pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas e músculos da cavidade oral e da face.

Entre os problemas que podem estar na origem desta dor estão: disfunção temporomandibular muscular ou articular, neuralgias, tumores, trauma tecidual e doenças autoimunes.

Esta dor pode estar associada a diferentes zonas do corpo, como cabeça e pescoço, ou a outras dores, como cervicalgias e cefaleias primárias.

Também há casos em que esta dor está relacionada com outras patologias, tais como fibromialgia e doenças reumáticas, como artrite reumatóide. Assim, esta dor deve servir como sinal de alerta para consultar um especialista capaz de diagnosticar a origem deste sintoma.

Bruxismo

O bruxismo carateriza-se por uma atividade muscular repetitiva dos músculos mastigatórios, a qual pode mesmo acontecer durante o sono e/ou vigília.

Este distúrbio pode conduzir ao desgaste e à fratura de dentes, a restaurações ou mesmo à necessidade de colocar próteses.

Existem dois tipos de bruxismo: o diurno e o noturno. 

O bruxismo diurno traduz-se em hábitos como roer as unhas ou o lápis, ter má postura, entre outras manifestações.

O bruxismo noturno refere-se a manifestações que ocorrem durante o sono como, por exemplo, ranger os dentes, ter microdespertares e sentir aumentos de frequência respiratória, cardíaca e movimentos corporais.

O principal sintoma de bruxismo é desgaste das facetas dentárias, encurtamento dos dentes, tensão muscular ou dores de cabeça tipo enxaqueca, efeitos secundários do ranger dos dentes.

As investigações mais recentes defendem que o bruxismo tem origem no sistema nervoso central, o que significa que ele está muito associado a problemas como a ansiedade e o stress.

Além do uso de aparelhos de proteção capazes de evitarem o desgaste do esmalte dentário, é importante “educar o cérebro”, no sentido de evitar ranger os dentes. 

Além disso, alguns hábitos podem ser benéficos para reduzir os níveis de stress e de ansiedade, como é o caso da prática de desporto, da melhoria da postura, da realização de terapias de relaxamento e da adoção de outros bons hábitos de vida.

Qual o tratamento indicado para os distúrbios da Articulação Temporo-Mandibular?

Como pode ter causas diversas, o tratamento para este problema também é multidisciplinar, podendo ser necessário o acompanhamento cumulativo em psicologia, fisioterapia ou neurologia.

Além disso, a terapêutica pode passar pela toma de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, talas orais, fisioterapia nos músculos do maxilar, massagens, injeções ou mesmo cirurgia.

Como é feito o diagnóstico destes problemas?

Para diagnosticar estes problemas, deve ser realizado um exame médico composto por palpação muscular na face e articular. Além disso, devem ser avaliados os movimentos da mandíbula e da cavidade oral.

Paralelamente, pode ainda recorrer-se a meios auxiliares de diagnóstico, como Rx, Tac e RMN.

Perguntas Frequentes

Os estudos revelam que 15% a 90% das pessoas já sofreram de bruxismo.  

O bruxismo que ocorre durante o sono tem uma prevalência de 8%, enquanto o de vigília tem uma prevalência de 20%. Já entre as crianças, o bruxismo durante o sono tem uma prevalência de mais de 25%.

As causas destes distúrbios podem ser de origem: anatómica, neuromuscular e psicológica. 

A maioria dos problemas da ATM deve-se ao uso excessivo dos músculos do maxilar, desgastando os dentes e tecidos moles e provocando dores musculares e dores de cabeça.

Estes são aparelhos em acrílico, destinados ao maxilar superior ou inferior que servem para relaxar os músculos e aliviar a pressão na A.T.M.

Através do seu uso, são atenuadas as dores musculares e articulares, assim como diminuídos os hábitos de ranger e de apertar os dentes.

Equipa de Oclusão/ATM

— Conheça a Equipa
Dr. João Figueiredo

Dr. João Figueiredo

Cirurgia | Implantologia | Oclusão
AGENDE A SUA CONSULTA ONLINE

Contacte-nos

Respondemos no prazo máximo de 24h úteis.

    Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência.
    Explore
    Drag